O Projeto

O Projeto Capoeira e Educação surgiu no mês de outubro de 2011com o objetivo de desenvolver ações que contribuíssem para a valorização e o aperfeiçoamento da Capoeira na região, através de uma formação integrada dos professores e instrutores de Capoeira de Juazeiro e Petrolina.

 
A proposta foi submetida à Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atual Pró-Reitoria de Extensão, através do Programa Institucional de Bolsas de Integração – Edital nº08/2011 – Apoio a realização de eventos e curso de extensão, e contemplada com recursos institucionais para concessão de bolsa a estudante e material gráfico para divulgação das ações previstas no projeto.
O projeto de extensão “Capoeira e Educação: contribuições para a formação de professores e instrutores de capoeira dos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE” foi desenvolvido a partir da articulação com docentes e discentes dos cursos de Educação Física, Psicologia, Artes Visuais e Ciências Sociais que se dispuseram a contribuir com as ações de formação continuada, direcionadas aos professores e instrutores de Capoeira das duas cidades.
Para isso, foram desenvolvidas, no período de outubro a dezembro/2011, as seguintes etapas: a) reuniões periódicas mediadas pelo orientador e bolsista do projeto para planejamento das atividades e avaliação das ações executadas; b) palestras com temas das áreas do conhecimento abrangidas pelo projeto articuladas à Capoeira, com carga horária de quatro horas semanais, distribuídas em dois dias da semana; c) aulas práticas mensais mediadas pelos próprios participantes do projeto, abertas à comunidade externa.
Nesta primeira edição foi possível mobilizar cerca de 120 pessoas entre professores colaboradores, capoeiristas das cidades abrangidas pelo projeto e pessoas interessadas em conhecer a Capoeira, além de promover a divulgação das ações propostas pelo projeto em canais de comunicação locais (TV, sites, blogs), visando destacar a importância da Capoeira para a cultura da região do Vale do São Francisco e fomentar a prática de atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em 2012, o projeto foi submetido e aceito no 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária (CNEU), realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, no período de 01 a 03 de abril. Paralelamente, foi inscrito em dois editais nacionais publicados pelo Ministério da Cultura, a saber, Prêmio Agente Jovem de Cultura: diálogos e ações interculturais e Programa Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco, dos quais obteve êxito.
Os resultados finais dos editais publicados pelo Ministério da Cultura foram divulgados no segundo semestre deste ano, sendo liberados apenas os recursos do Programa Mais Cultura, os quais estão viabilizando o desenvolvimento das ações propostas pelo Projeto Capoeira e Educação: contribuições para a formação de professores e instrutores de Capoeira dos municípios de Juazeiro (BA), Sobradinho (BA) e Petrolina (PE), que será finalizado no mês de dezembro de 2012.
A prática da Capoeira permite à criança, adulto ou idoso o desenvolvimento de sua cultura corporal de movimento. Ao ser inserida no contexto escolar, a Capoeira revela-se como atividade pedagógica, a qual exige definição de objetivos, estratégias de ensino e avaliação, visando a aprendizagem do educando.
Nesse sentido, evidencia-se a relevância de proporcionar aos instrutores e professores de Capoeira da região, oportunidades para o aperfeiçoamento da sua atuação, além de contribuir para a valorização da Capoeira que se apresenta como esporte, arte e manifestação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário