segunda-feira, 24 de junho de 2013

Presença confirmada no Festival de Música de Capoeira

Prof. Ms. Fábio André Castilha
CREF.: 8600-G/PR
Professor de Capoeira Certificado pelo Grupo Muzenza de Capoeira
Professor Universitário
Delegado Adjunto da FIEP
fabio@capoeirapedagogica.com.br

Prof. Ms. Fábio André Castilha - CREF: 8600-G/PR

- Professor de Capoeira certificado pelo Grupo Muzenza de Capoeira – Corda Vermelha e Roxa, filiado à Superliga Brasileira de Capoeira;
- Professor de Educação Física – Licenciatura Plena – UNICS/ PR;
- Mestre em Ciência da Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco/ RJ;
- Autor da obra 'Aspectos Pedagógicos da Capoeira';
- Participou de inúmeros eventos de Capoeira no Brasil e Exterior, dentre eles 6 campeonatos mundiais;
- Autor de diversos resumos e artigos científicos publicados e apresentados em Congressos de Educação Física do Brasil, assim como em revistas internacionais;
- Tesoureiro Mundial da FIEP – Federação Internacional de Educação Física;
- Membro da equipe organizadora do Congresso Internacional de Educação Física FIEP, sediado anualmente na cidade de Foz do Iguaçu/PR, compondo a equipe de organização do Congresso Científico, e docente de cursos de extensão;
- Docente do Ensino Superior das instituições Uniamérica, Cesufoz, e Uniguaçu.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Notícias: Divulgação do I Festival de Música de Capoeira_Univasf

Projeto ‘Capoeira e Educação’ inscreve para I Festival de Música e Capoeira
20-06-2013 12:16:22
A coordenação do Projeto de Extensão ‘Capoeira e Educação’, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará no próximo sábado (22) as inscrições para o I Festival de Música de Capoeira. O procedimento será efetuado das 14h às 18h no Espaço de Convivência, no campus de Juazeiro. A inscrição será realizada com a entrega de uma lata de leite e os interessados em participar do festival poderão escolher entre as categorias ladainha, corrido e quadra. Os candidatos deverão entregar ainda no ato da inscrição letra e cópia da música gravada em uma mídia de CD.

De acordo com a coordenação, será realizado até o próximo dia 28, na sede do Instituto de Arte Educação Nego D’Água (Naenda), um segundo momento para inscrições. Também serão aceitas inscrições pelos correios, enviadas para o endereço do Naenda. O Festival de Música e Capoeira, que acontecerá no dia 13 de julho é uma iniciativa do Projeto ‘Capoeira e Educação’ e objetiva o fortalecimento da prática da capoeira no Vale do São Francisco a partir da valorização dos profissionais do esporte. A ação financiada pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais pretende ser um espaço de desenvolvimento da cultura musical e revelação de novos talentos.

O Projeto ‘Capoeira e Educação’, que surgiu no ano de 2011 com a proposta de contribuir para a formação de professores e instrutores de capoeira de Juazeiro e Petrolina é coordenado pela pedagoga Tânia Cristina da Silva. A iniciativa é desenvolvida com a participação de professores e estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Artes Visuais e Ciências Sociais. Para mais informações sobre as inscrições e o festival, acesse o blog do projeto.

Serviço: Instituto de Arte Educação Nego D’Água

Rua das Algarobas, s/n Bairro Quidé CEP 48901-260, Juazeiro-BA.


Helen Sampaio

Por: Assessoria de Comunicação

terça-feira, 18 de junho de 2013

Livro: Aspectos Pedagógicos da Capoeira



Livro: Aspectos Pedagógicos da Capoeira (Prof. Ms. Fábio André Castilha)
A obra, composta por 6 capítulos, apresenta um breve histórico e caracterização da capoeira, o desenvolvimento infantil e as contribuições que a capoeira pode promover às crianças, sugestões de atividades e modelos para planificação de aulas de capoeira, o desenvolvimento da capoeira dentro da escola, organização de eventos, elaboração de projetos, dentre outros assuntos. Com esta obra, o autor traz sua contribuição à capoeira em nível profissional, com base em anos de experiência dentro de instituições formais de ensino.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

REGULAMENTO_FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA 2013


I FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA: LADAINHA, CORRIDO E QUADRA.
 REGULAMENTO DO I FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA
01 – DA REALIZAÇÃO:
O Projeto Capoeira e Educação promoverá o I Festival de Música de Capoeira, financiado pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais.

02 – DO OBJETIVO:
O I Festival de Música de Capoeira tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da Capoeira na região do Vale do São Francisco, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os capoeiristas da região. Será dividido em três categorias: LADAINHA, CORRIDO e QUADRA.

03 - DAS INSCRIÇÕES:
3.1 – DO LOCAL E DATA:
As inscrições para o I Festival de Música de Capoeira poderão ser efetuadas presencialmente no Espaço de Convivência da Univasf, situado à Avenida Antonio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio, CEP: 48902-300 - Juazeiro/BA, SOMENTE no dia 22 de junho de 2013, das 14 às 17 horas. Haverá uma reunião para esclarecimento de dúvidas e uma roda de capoeira de integração a partir das 15 horas.
Caso o candidato não possa comparecer no dia e local informado, poderá efetuar a inscrição até o dia 28 de junho no NAEND’A – Instituto de Arte Educação Nego D’Água em horário comercial. O Regulamento e a Ficha de Inscrição estarão disponíveis no site: www.capoeiraeeducacao.blogspot.com
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 01 lata de leite, a ser doada para uma instituição filantrópica de Juazeiro-BA. O candidato que enviar a inscrição via postal poderá entregar a sua doação no dia do Festival, a ser realizado no dia 13 de julho de 2013, das 14 às 18 horas.

3.2 - INSCRIÇÃO PELOS CORREIOS:
Serão aceitas inscrições pelos correios, enviadas diretamente para o seguinte endereço: NAENDA, Rua das Algarobas, s/n Bairro Quidé CEP 48901-260, Juazeiro-BA, desde que a data de postagem não ultrapasse o dia 28 de junho de 2013, previsto para o encerramento das inscrições.

3.3 – DAS MÚSICAS E MATERIAL DE INSCRIÇÃO:
Cada artista, compositor ou intérprete poderá inscrever uma única música, não podendo fazer opção por outra, após a indicação na Ficha de Inscrição. O autor deverá entregar ou enviar, em envelope lacrado, cópia do RG, 05 cópias em papel ofício da letra da música informando o estilo, anexada à sua inscrição e a gravação da música a ser apresentada.
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 01 lata de leite, a ser doada para uma instituição filantrópica de Juazeiro-BA. O candidato que enviar a inscrição via postal poderá entregar a sua doação no dia do Festival.
A comissão organizadora não se responsabiliza por qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação da composição. O formulário de inscrição poderá ser acessado conforme acima (item 03 – 3.1).
 Obs.: O material enviado não será devolvido sob qualquer hipótese.

3.4 – DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO:
O simples ato da inscrição do concorrente importa, para todos os efeitos, em termo de autorização na gravação, publicação e execução da obra musical, bem como repassa, automaticamente, todos os direitos de uso de imagem do evento aos organizadores do festival.
3.5 - DA ORIGINALIDADE E INEDITISMO:
Todas as músicas inscritas nas três categorias (LADAINHA, CORRIDO e QUADRA) do I Festival de Música de Capoeira, DEVERÃO SER INÉDITAS. Também deverá ser mantida a originalidade, entendendo-se como tal à inexistência de plágio de composição já existente considerada tanto a parte musical quanto literária.
O não ineditismo e a ausência de originalidade poderão ser apurados através da Comissão Organizadora ou por denúncia de qualquer dos concorrentes sob a forma escrita. A comprovação da(s) irregularidade(s) acarretará na imediata desclassificação da(s) música(s).

04 – DA COMISSÃO JULGADORA:
A comissão organizadora do festival indicará, dentre especialistas, artistas e pessoas ligadas à arte e cultura, em geral, uma Comissão Julgadora para a avaliação dos trabalhos que estarão concorrendo ao festival, sendo suas decisões incontestáveis.

05 – DOS FINALISTAS:
Todas as canções inscritas serão apreciadas pela Comissão Julgadora e concorrerão à classificação final do 1º ao 3º lugar por categoria. Haverá ainda uma premiação para melhor interprete.

5.1 – Dos critérios de avaliação e classificação:
Cada jurado preencherá a ficha de avaliação de acordo com o julgamento dos seguintes itens a avaliar:
1. Música
2. Letra
3. Ritmo
4. Interpretação
Cada item avaliado terá uma nota de 0,0 (zero) a 10 (dez) de cada jurado com sua média aritmética como total. A nota definitiva do candidato será a soma de cada nota total dos jurados dividida pelo número dos jurados.

06 – DA PREMIAÇÃO:
6.1 – DA PREMIAÇÃO DAS MÚSICAS FINALISTAS:
As 09 (nove) músicas vencedoras do Festival de Música de Capoeira, sendo três finalistas por categoria (LADAINHA, CORRIDO e QUADRA), conhecidas no dia 12 de julho de 2013, receberão a seguinte premiação:
·         1º Lugar: Troféu + 01 berimbau.
·         2º Lugar: Troféu + 01 pandeiro.
·         3º Lugar: Troféu.

6.2  – DAS DEMAIS PREMIAÇÕES:
Será concedido um troféu para o melhor interprete, a ser eleito pela Comissão Julgadora, bem como uma medalha de participação no Festival aos demais concorrentes.
Obs.: Toda premiação será, entregue no dia do evento.

07 - DO JURI:
7.1 – DA FORMAÇÃO:
O Corpo de Jurados será composto por cinco (05) membros, dentre músicos, capoeiristas e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral, visando a mais completa lisura do I Festival de Música de Capoeira.

7.2 – DA COMPETÊNCIA:
É competência do Corpo de Jurados, a escolha das composições finalistas e a classificação final dos candidatos, dentre os concorrentes, ficando as suas decisões definidas e irrevogáveis.

7.3 – DA APURAÇÃO:
Cada jurado encaminhará sua planilha, devidamente assinada, à comissão organizadora contendo os resultados a serem divulgados.
Obs: A comissão organizadora ficará responsável pela confecção das planilhas.
Em caso de empate será definida como melhor colocação o candidato com maior idade.

08 – DAS APRESENTAÇÕES:
8.1 – DAS BATERIAS:
A utilização de bateria própria ou de qualquer outro músico ocorrerá por conta do concorrente.

8.2 – DA FORMA DE APRESENTAÇÃO MUSICAL:
As músicas inscritas deverão ser apresentadas exatamente conforme foram entregues no processo seletivo, não perdendo a sua originalidade, mantendo a mesma instrumentação, tonalidade, ritmo, arranjo e demais elementos utilizados. Nenhum imprevisto envolvendo os concorrentes implicará em mudança no processo de seleção ou na apresentação final.

8.3 – DA ORDEM DAS APRESENTAÇÕES:
A comissão organizadora indicará, a seu critério, a ordem e horário das apresentações, devendo ser rigorosamente obedecidas tais disposições, sob pena de imediata desclassificação da música concorrente.

09 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
9.1 – DOS CASOS OMISSOS:
Todos os casos não previstos nesse regulamento serão resolvidos diretamente pela Comissão Organizadora.

9.2 – DA LIVRE EXPRESSÃO:
Fica garantido o direito da livre expressão de qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à Comissão Organizadora, à instituição e entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do festival, caso em que ocorrerá a imediata exclusão do concorrente e dos trabalhos de sua autoria.

10 – DA DISPOSIÇÃO FINAL:
A simples inscrição da música já pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.

MAIORES INFORMAÇÕES:



I FESTIVAL DE MÚSICA DE CAPOEIRA - 2013
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nº DA INSCRIÇÃO (a ser preenchido pela Comissão Organizadora do Festival):
NOME COMPLETO:
ENDEREÇO:
DATA DE NASCIMENTO:
RG:
TELEFONE P/ CONTATO:
E-MAIL:
NOME GRUPO DE CAPOEIRA:
TÍTULO DA MÚSICA:

ESTILO DA MÚSICA:
(   ) LADAINHA
(   ) CORRIDO
(   ) QUADRA
DOCUMENTOS ANEXOS:
(   ) CÓPIA DO RG;
(   ) 05 CÓPIAS DA MÚSICA INSCRITA;
(   ) 01 CD COM A MÚSICA A SER APRESENTADA.
DATA:
ASSINATURA:

PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO (a ser preenchido pela Comissão Organizadora do Festival):
NOME COMPLETO:
ENDEREÇO:
DATA:
ASSINATURA